ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Sala São Paulo

Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

28 de novembro de 2012 | 16h 30

Localizada no antigo saguão da estação de trem Júlio Prestes, a Sala São Paulo foi inaugurada no dia 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia 'A Ressurreição', de Gustav Mahler, executada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Os R$ 44 milhões empregados pelo governo estadual na sua reconstrução trouxeram para a cidade uma das melhores salas de concertos do mundo.

O prédio original foi projetado por Christiano Stockler das Neves, e começou a ser construído em 1926. Inaugurado em 1938 passou a ser sede sede e ponto de partida da estrada de Ferro Sorocabana, criada em 1875 pelos barões do café. A edificação, no entanto, acabou sendo abandonada com a crise do café e a construção de outras estações de trem, como a Tietê e a Barra Funda.

Antes de se tornar a Sala São Paulo, devido a necessidade da Sinfônica em ter um local adequado para ensaios e apresentações, já recebia festas e eventos. Os 19 mil metros quadrados ficam em uma das regiões que já foi uma das mais ricas da capital, entre os Campos Elísios e o Jardim da Luz.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos