ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Sambódromo

Espaço destinado ao desfile das escolas de samba

28 de novembro de 2012 | 16h 30

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Sambódromo, ou Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, começou a ser construído ainda na gestão da então prefeita Luiza Erundina. Foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1991 para apenas 10 mil pessoas e arquibancadas móveis. O espaço só foi totalmente concluído em 1996, durante o mandato de Celso Pitta.

Uma curiosidade é que o projeto inicial previa apenas o espaço existente hoje e a construção de um centro esportivo com a instalação do Parque temático da Mônica, baseado nos personagens do desenhista Maurício de Souza, e que posteriormente acabou no Shopping Eldorado.

Antes do Sambódromo, os desfiles das escolas de samba aconteciam na Avenida Tiradentes, na região central da capital paulista, que tinha arquibancadas montadas somente na época do Carnaval. Hoje, além dos desfiles das escolas, outros eventos acontecem no Sambódromo, como a parada militar do dia da independência, shows, e às terças-feira abriga uma feira de carros antigos de artistas internacionais.

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos