ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Teatro Cultura Artística

Sala de espetáculos

28 de novembro de 2012 | 16h 33

Situado na Rua Nestor Pestana, próxima a Praça Roosevelt, o Teatro Cultura Artística era um sonho do grupo homônimo, que adquiriu o terreno, em 1919. Foi oficialmente inaugurado em duas noites, 8 e 9 de março de 1950, tendo como apresentação a Orquestra Sinfônica de São Paulo regida por Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

O local pertencia originalmente ao terreno de Dona Veridiana Prado, aristocrata paulista de família que se enriqueceu durante o ciclo de café. No final do século XIX ela construiu no terreno o Velódromo São Paulo, que recebia corridas de bicicletas mas ficou famoso como primeiro estádio de futebol do Brasil, tendo recebido os jogos do primeiro Campeonato Paulista de 1902. Em 1914 foi desapropriado para a abertura da Rua Nestor Pestana.

Originalmente o teatro possuía duas salas, com quase 1.500 lugares. Outro destaque foi o ainda ainda hoje conservado afresco da fachada, feito por Di Cavalcanti. A obra é tida como a maior do gênero já feita pelo artista. Em 2008 um incêndio destruiu grande parte do complexo que esta sendo refeito como um dos mais modernos teatros da América Latina.

Endereço: Rua Nestor Pestana, 125

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos