Torre do Banespa
Edifício Altino Arantes
28 de novembro de 2012 | 16h 36Torre do Banespa
100 Lugares


Vista do Edifício Altino Arantes Marques, a conhecida Torre do Edifício Altino Arantes, a Torre do Banespa. O prédio tem 35 andares e permite uma vista panorâmica da cidade de São Paulo.
José Patrício/EstadãoCom 161,22m de altura, 35 pavimentos, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, o Edifício Altino Arantes Marques, a conhecida Torre do Banespa, é um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Esta situado no chamado centro velho de São Paulo, local que já foi considerado o coração financeiro do país.
Foi construído pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947 pelo mesmo, quando este era governador de São Paulo. Foi durante anos o mais prédio da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960.
Com estilo inspirado no Empire State Building, em Nova York, teve sua visitação proibida durante o período da repressão militar por questões de segurança nacional, sendo reaberto ao público somente a partir da década de 1990. Atualmente o local abriga o Museu Banespa, com toda a história do banco, desde sua inauguração como Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, até os dias de hoje. Do alto do prédio, se tem uma das mais impressionantes vistas paulistanas. Atualmente, o prédio fica aberto à visitação de segunda à sexta, das 10h às 15h, com entrada grátis.
Endereço: Rua João Brícola, 24