ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Trianon

Parque

28 de novembro de 2012 | 16h 36

O Trianon é uma ilha no meio da selva de concreto da Avenida Paulista. Com 48 mil mª de verde, o parque foi inaugurado em 3 de abril de 1892. Devido ao ambiente cultural da aristocracia cafeeira, influenciado pela cultural europeia, acabou ganhando ares de um jardim inglês.

O responsável pelo projeto paisagístico foi o francês Paul Villon, e a denominação Trianon veio do fato de, naquele tempo, existir onde hoje se situa o Museu de Arte de São Paulo em frente ao parque, um clube com o nome Trianon, responsável por inúmeras comemorações na região. Em 1931 o local recebeu oficialmente seu nome atual, em homenagem ao tenente Antônio de Siqueira Campos, um paulista de Rio Claro, herói do Movimento Tenentista de 1924.

A partir de 1968, na gestão do prefeito Faria Lima o passou por várias mudanças que tiveram a assinatura do paisagista Burle Marx e do arquiteto Clóvis Olga. Em data recente o parque foi tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP. O parque possuiu importantes esculturas, o 'Fauno', de Victor Brecheret e 'Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.

Endereço: R. Peixoto Gomide, 949

Páginas selecionadas pelo Editor

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos