USP - Universidade de São Paulo
Cidade universitária
28 de novembro de 2012 | 16h 37USP
100 Lugares


Tanques invadem o campus da USP. Quatro dias após o Ato Institucional número 5 ser decretado, o Conjunto Residencial dos estudantes da USP foi invadido pelo exército.
Arquivo/EstadãoIdealizada por Júlio de Mesquita Filho, a USP (Universidade de São Paulo), foi criada em 1934 pelo interventor federal em São Paulo, Armando Salles Oliveira. Na época, reuniu instituições que já existiam, como a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Faculdade de Medicina, Escola Politécnica e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, com intuito de criar um instituto que formasse uma nova elite pensante no estado, após a revolução de 1932.
Um grande investimento foi feito nos primeiros anos trazendo professores estrangeiros como Roger Bastide (Sociologia), Claude Lèvi-Strauss (Antropologia) e Fernand Braudel (História).
O maior campus da USP, chamado de Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, foi criado na década de 1960, mas já era um projeto nos anos 30. Atualmente reúne 25, das 35 unidades de ensino da universidade.
Endereço: Butantã