ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Casper Líbero

Cásper Líbero 
2//3/1889, Bragança Paulista (SP) - 27/8/1943, Rio de Janeiro (RJ)

Dois anos após se formar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco Cásper Líbero fundou no Rio de Janeiro o jornal Última Hora, junto com Olegário Mariano, Raul Pederneiras e Luíz Peixoto. Ainda como estudante universitário, apoiou a Campanha Civilista, que promoveu  a partir de 1909 a candidatura de Rui Barbosa à Presidência da República, em oposição à do Marechal Hermes da Fonseca.

Em seguida à fundação do Última Hora, que foi fechado por oposição ao governo, Líbero criou a Agência Americana, a primeira agência de notícias do Brasil. Ocupou em seguida  a chefia da sucursal de O Estado de São Paulo, no Rio de Janeiro.

Afastou-se da imprensa e foi exercer o cargo de Procurador da Fazenda, em Mato Grosso. Pouco depois retornou a imprensa até que em 1918, com 29 anos de idade, tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta. Decidiu então fazer uma total modernização transformando o jornal num dos maiores órgãos de imprensa da época. Neste período  importou rotativas da Alemanha, substituiu o telégrafo pelo teletipo e implantou novas técnicas de gravura, composição e  impressão gráfica, a primeira em cores, no Brasil. Paralelamente, implantou, uma nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.

Em 1939, inaugurou o Palácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal A Gazeta, na antiga rua da Conceição, atual avenida Cásper Líbero. Foi o primeiro edifício erguido no país com as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal. O prédio mantinha em seu segundo subsolo as rotativas encomendadas da Alemanha, além de um auditório no quarto andar e uma discoteca no terceiro andar entre outras dependências

Criou um suplemento especialmente dedicado aos esportes, voltado para a cobertura futebolística, chamado de A Gazeta Esportiva. Idealizou as corridas de São Silvestre, e Nove de Julho (de Ciclismo). A natação também foi lembrada por Cásper, que instituiu a prova Travessia de São Paulo a Nado.

Apoiou a Revolução Constitucionalista de julho de 1932, que opunha as correntes políticas tradicionais de São Paulo às tenentistas e ao governo federal . Após a derrota do movimento pelas forças legalistas em outubro do mesmo ano, foi preso. Exilado na Europa, participou em Lisboa da recepção dos revolucionários de 1932, expulsos pelo governo brasileiro.

Ao morrer num acidente aéreo no Rio de Janeiro, no qual também morreu o então arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva, deixou um complexo de comunicações. Como não tinha herdeiros, cuidou em testamento para que todo seu patrimônio fosse administrado pela Fundação Caspér Líbero, instituída em 10 de agosto de 1944. 

Desta forma em 1947 foi inaugurada a  primeira escola da América Latina de Ensino Superior de Jornalismo. Em 1972 passa a ser Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, incorporando, além de Jornalismo, os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

A TV Gazeta foi inaugurada em 25 de janeiro de 1970, sendo a primeira emissora montada com equipamento para transmissão em cores. Teve  também, a primeira unidade para transmissão externa colorida do país.

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos