ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin
16/4/1889, Londres - 25/12/1977, Vaud (Suíça)

O pai Charles Spencer Chaplin Sr. era cantor e ator, assim como a mãe, Hannah Chaplin. Teve as primeiras noções de música com eles, que acabaram se separar antes que pudesse completar três anos de idade. Após isto foi deixado aos cuidados de sua mãe, que estava cada vez mais instável emocionalmente.

Alcoólatra o pai de Charles Chaplin  morreu  de cirrose, quando o filho tinha doze anos, em 1901. A mãe  faleceu em 1928, em Hollywood, sete anos após ter sido levada para os Estados Unidos pelos filhos, Charles e o meio irmão, por parte de pai.

A primeira turnê aos Estados Unidos com a trupe de Fred Karno ocorreu entre 1910 e 1912.  No final de 1913 foi contratado pela Keystone Film Company. Lá desenvolveu seu mais famoso personagem:O Vagabundo. Um andarilho pobretão que tinha toda a dignidade de um cavalheiro e sempre trajava um paletó apertado, calças e sapatos desgastados, um chapéu-coco e uma bengala de bambu.

Em 1915, Chaplin assinou contrato com a Essanay Studios. Em 1916, a Mutual Film Corporation lhe pagou 670 mil dólares para produzir uma dúzia de comédias. Foi dado a ele controle artístico quase total, produzindo doze filmes durante um período de dezoito meses. Entre as obras produzidas produzidas neste período, muitas são verdadeiros clássicos como "Easy Street", "One A.M.", "The Pawnshop" e "The Adventure" entre outras.

Com o fim do contrato com a Mutual em 1917, Chaplin assinou com a First National para produzir oito filmes. Além de ter financiado e distribuído estes filmes, o estúdio deu-lhe total controle criativo sobre a produção, para que ele pudesse trabalhar em um ritmo mais relaxado e assim se concentrar na qualidade.

Em 1919 co-fundou a distribuidora United Artists, junto com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D.W. Griffith. Todos estavam tentando escapar da crescente consolidação do poder dos distribuidores e financiadores de filmes durante o desenvolvimento de Hollywood.  

Apesar dos filmes "falados" tornarem-se o modelo dominante logo após serem introduzidos em 1927, Chaplin resistiu toda a década de 1930. Ele considerava o cinema uma arte essencialmente pantomímica. Durante o avanço dos filmes sonoros, Chaplin produziu Luzes da Cidade (1931) e Tempos Modernos antes de se converter ao cinema "falado". Esses filmes foram essencialmente mudos, porém possuíam música sincronizada e efeitos sonoros.

O primeiro filme falado de Chaplin, O Grande Ditador (1940), foi um ato de rebeldia contra o ditador alemão Adolf Hitler e o nazismo. O lançamento ocorreu nos Estados Unidos um ano antes do país abandonar sua política de neutralidade e entrar na Segunda Guerra Mundial. Chaplin interpreta dois papeis: de Adenoid Hynkel, ditador da "Tomânia", claramente baseado em Hitler e de barbeiro judeu perseguido.

Ficou conhecido por sua versatilidade nas artes, sendo que em Luzes da Ribalta, foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator.

Em 1952, Chaplin deixou os EUA para o que orginalmente pretendia ser uma breve viagem ao Reino Unido para a estréia do filme Luzes da Ribalta, em Londres. Ao ter o visto revogado pelo Serviço de Imigração Americano decidiu não voltar a entrar nos Estados Unidos e optou por  morar em Vevey, Suíça .

A saúde de Chaplin começou a declinar lentamente no final da década de 1960, após a conclusão do filme A Countess from Hong Kong, e mais rapidamente após receber seu Oscar Honorário em 1972. Por volta de 1977, já tinha dificuldade para falar, e começou a usar uma cadeira de rodas. Morreu dormindo aos 88 anos de idade, vitima de  um derrame cerebral, no Dia de Natal.

No dia 1 de março de 1978, seu cadáver foi roubado da sepultura por um pequeno grupo de mecânicos suíços, na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e condenados, o corpo foi recuperado onze semanas depois, perto do Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-sur-Vevey.

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Alemanha 7 x 1 Brasil

A maior derrota da seleção brasileira Alemanha 7 x 1 Brasil

Veja a edição completa de 09/7/2014

Tópicos
ver todos