ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Clark Gable

William Clark Gable
1/2/1901, Cadiz (EUA) - 16/11/1960, Los Angeles (EUA)

Com alguns meses de vida perdeu a mãe, Adeline Hepshelman devido às condições do parto que a debilitaram. O pai era o perfurador de petróleo William Henry Gable casou-se novamente, em abril de 1903, com a chapeleira Jannie Dunlap, mulher culta e gentil que criou Clark como se fosse seu filho.

Cursou a Hopedale Grade School, depois a Edinburg High School. Aos 14 anos estava com 1,83m e 68 kg, e fazia parte de um time esportivo, além de tocar trompete no colégio. Um de seus amigos, Andy Means, conseguira emprego em uma fábrica de pneus, foi então que resolveu acompanhá-lo, abandonando os estudos, aos 16 anos.

Quando a madrasta morre,  acompanhado do pai se mudou para os campos petrolíferos de Tulsa. Chegou a trabalhar com petróleo, e como domador de cavalos mas não deixou de lado a ideia de se tornar ator. Aos 21 anos, com uma herança de   300 dólares abandona o pai, indo para Kansas City, onde se filiou a uma companhia de teatro ambulante, a Jewell Players, que acabou se dissolvendo após 2 meses.

Indo para  o Oregon chegou a ser vendedor de gravatas numa loja de departamentos. Logo decidiu acompanhar um colega de trabalho que estava se juntando a um pequeno grêmio teatral. Uma das integrantes do grupo, a atriz Franz Dorfler, apaixonou-se por ele, e chegaram a ficar noivos, mas não se casaram.

Em Portland, no Oregon, trabalhou para um jornal e uma companhia telefônica, enquanto tomava lições de canto. Filiou-se a outro grupo de teatro, dirigido pela ex-atriz Josephine Dillon, 14 anos mais velha que ensinou-lhe postura, entonação, representação. Em 1924, quando Josephine Dillon foi para Hollywood, Gable a seguiu, e em 13 de dezembro daquele ano, estavam casados. Na mesma época  trocou seu nome,  de W. C. Gable para Clark Gable".

Entre 1927 e 1928, atuou com a Laskin Brothers Stock Company, em Houston, onde fez diversos papéis, ganhando considerável experiência e se tornando um ídolo local. Vai para Nova Iorque, onde  consegue trabalho na Broadway.

Em 1930, após uma impressionante atuação como Killer Mears, na peça "The Last Mile", bancada por sua esposa, em Los Angeles, obteve uma ótima recepção da crítica, o que lhe angariou vários testes para o cinema. Curiosamente em um deles foi rejeitado por Darryl F. Zanuck,  para o papel de "Little Caesar" ("Alma de Lodo"), de 1931.

A agente Minna Wallis viu o teste e o encaminhou para o primeiro papel em um filme sonoro,  o de vilão, no western de William Boyd denominado The Painted Desert ("O Deserto Pintado"). Recebeu, na época, diversas cartas de fãs, como resultado de sua voz e atuação. Após alguns papéis de vilão em diversos filmes alcançou fama como o marginal.

Em 1933, devido às suas insubordinações e tentativas de escolher papéis, foi cedido  para a Columbia, onde fez o papel do repórter Peter Wayne no premiado "It Happened One Night", de Frank Capra. Sua atuação lhe valeu o Oscar de melhor ator.Transformado por Capra em um grande comediante, fugia assim do estereótipo de  machão. Em pouco tempo se transformou  no galã romântico em filmes como  de "Chained" ("Acorrentada"), "Forsaking All Others" ("Quando o Diabo Atiça") e "After Office Hours" ("Tudo Pode Acontecer").

Após voltar da Segunda Guerra Mundial continuou trabalhando para a MGM, e seu primeiro filme, então, foi '"Adventure" ("Aventura"), em 1945, ao lado de Greer Garson, que não fez muito sucesso, iniciando o período de declínio de sua carreira. Seus últimos filmes para a companhia foram Mogambo ("Mogambo") e Betrayed ("Atraiçoado").

Em 1955, foi contratado pela 20th Century-Fox, fazendo dois filmes, "O Aventureiro de Hong-Kong" e "Nas Garras da Ambição". Posteriormente, experimentou produzir seus próprios filmes, mas não teve sucesso e desistiu, assinando contrato com a Warner Bros, e depois com a Paramount. Ao término das filmagens sofreu um infarto do miocárdio e morreu, dez dias depois.Ao longo da carreira de 30 anos, fez 67 filmes. Foi enterrado no The Great Mausoleum, em Forest Lawn Memorial Park, Califórnia. 

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos