ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Gisele Bündchen

Gisele Caroline Bündchen
20/7/1980, Horizontina (RS)

Eleita pela revista Rolling Stone como a mulher mais bonita do mundo em 1999 e nomeada a modelo mais bem paga do mundo repetidas vezes pela revista Forbes. vivia com seus pais e as cinco irmãs no interior do Rio Grande do Sul. Sonhava em se tornar  jogadora de vôlei e reclamava das aulas de alemão (a despeito da ascendência germânica). Possui uma irmã gêmea, Patrícia, que é cinco minutos mais nova que ela.

Aos 14 anos, foi descoberta por um caça talentos e estreou num editorial de moda publicado pela revista Capricho. Logo começou a ganhar espaço nas passarelas brasileiras e, em 10 de setembro de 1994, ficou em quarto lugar no concurso mundial "The Look of the Year", na Espanha. Em 1995, Gisele se mudou definitivamente para São Paulo, onde decolou na carreira de modelo, conquistando três capas de revista nesse mesmo ano. Um ano depois, Gisele viajou para Nova Iorque e participou de importantes desfiles internacionais: Carolina Herrera e Oscar De La Renta. Embora tenha retornado ao Brasil ainda esse ano, onde posou para campanhas publicitárias de moda, acabou se instalando em Nova York.    
 
Em 1998, Gisele foi selecionada para um desfile do célebre estilista Alexander McQueen. No mesmo ano, Gisele apareceu em editoriais de revistas como a Marie Claire britânica e a Vogue Paris, teve seu perfil elaborado pela importante revistas i-D (“A girl called Gisele”) e participou de campanhas para as grifes Dolce & Gabbana, Rauph Lauren e Versace. No ano seguinte, Gisele foi escolhida pela ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) como “melhor modelo”.

Ainda em 1999, foi eleita melhor modelo do mundo pela “VH1 Vogue Model of the Year”, e figurou na capa da Vogue América acompanhada da chamada “O retorno da modelo sexy”. Foi nomeada a mulher mais bonita do mundo pela Rolling Stone e pela Revista  Arena. No final do ano, Gisele desfilou pela primeira vez para a Victoria's Secret.

Já com uma carreira profissional sólida aos 19 anos, apenas reafirma seu lugar de supermodelo nos anos 2000. Após ceder sua imagem para a campanha “o câncer de mama no alvoda moda”, a modelo vira capa da Vogue ao lado de sua cadela, “Vida”. Aparece em editoriais das mais importantes revistas de moda todos os anos e desfila para as principais grifes. Após receber todas as glórias do mundo da moda, Gisele amplia sua atuação profissional: investe na carreira empresarial e atua em filmes como “Táxi” (2004) e “O diabo veste prada” (2006).

Teve uma vida amorosa turbulenta e recheada de paparazzis. Bündchen e Leonardo di Caprio firmaram um namoro instável em 2000, e romperam definitivamente em 2005. Mais tarde, entre o final de 2006 e o começo de 2007, Gisele começou um relacionamento com o jogador de futebol americano Tom Brady, com quem se casou, secretamente, em abril de 2009. Em dezembro do mesmo ano, nasceu seu filho Benjamin, em Boston.

A trajetória da modelo foi marcada por seu engajamento em questões sociais e ambientais, tendo a artista doado um cheque de R$ 50 mil ao programa Fome Zero e, mais tarde, participado de campanhas de proteção e recuperação de nascentes e matas ciliares do Xingu. Gisele também se envolveu em várias polêmicas com ativistas. Em 2002, após assinar um contrato com o fabricante de peles Black Glama, engordando o bolso em 500 mil dólares, a modelo sofreu censuras por parte do PETA (Pessoas Pelo Tratamento Ético deAnimais), e chegou a ser abordada por ativistas dos direitos dos animais durante um desfile da Victoria's Secret em Nova York. Mais tarde, em 2011, a modelo se envolveu em novas polêmicas ao participar de três peças publicitárias consideradas sexistas pela ministra da  Secretaria de Políticas para Mulheres,  Iriny Lopes. Nas peças, uma mulher diz ao marido que bateu o carro: primeiro vestida (lê-se “errado”), depois de  lingerie (lê-se “certo”). Gisele também declarou seu apoio a Obama nas eleições presidenciais americanas de 2008.

mulheres no Acervo

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Debate eleitoral

Relembre Collor x Lula em 1989 Debate eleitoral

Veja a edição completa de 15/12/1989

Tópicos
ver todos