ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Greta Garbo

Greta Lovisa Gustafson
18/9/1905, Estocolmo (Suécia) - 15/4/1990, Nova York (EUA)

As primeiras incursões no cinema foram em filmes publicitários para uma loja de departamentos sueca, onde a futura atriz trabalhava na seção de chapelaria. Depois foi garota propaganda de um filme publicitário de produtos de padaria, da Associação Cooperativa dos Consumidores de Estocolmo.

Entre 1922 e 1924 estudou arte dramática na Academia Real de Teatro Dramático (Kungliga Dramatiska Teatern). Nesta época foi descoberta pelo diretor finlandês Mauritz Stiller (1883 - 1928), que a partir de então passou a desempenhar a função de um segundo pai para a jovem Greta.

Por volta de 1924 adotou o nome de Greta Garbo e para isto existem algumas versões não comprovadas de como isto aconteceu. "Garbo" é derivado da palavra polonesa wygarbowac (que significa "curtir couro") e  supostamente uma concessão ao desejo de Stiller. Outra alegação é a de que seu nome tinha que ser mudado para que coubesse nos letreiros. O mais plausível, no entanto, é o relato segundo o qual o roteirista chefe de Stiller, Arthur Nordén teria sugerido "Mona Gabor", derivado de Gábor Bethlen, um rei húngaro do século XVII.

Há também um versão romântica de que sendo garbo uma antiga palavra norueguesa que significa "ninfa do bosque" ou "fada da floresta", Stiller teria escolhido para que significasse "um ser misterioso, que surge à noite para dançar à luz da lua". E não se descarta a hipótese de Mimi Pollak (colega de Garbo dos tempos da Academia Real de Teatro Dramático) e Greta terem inventado "Garbo".

Em 1925 Garbo e Stiller foram para Hollywood contratados por Mayer, da MGM, mas a atriz não alcançou sucesso imediato. Uma das maiores dificuldades da então jovem de apenas dezenove anos foi o idioma, uma vez que ela ainda engatinhava nos estudos do inglês.Mas com o tempo essa questão foi sendo resolvida.

Outro motivo da demora da estreia de Garbo em Hollywood foi sua aparência  gorduchinha de cabelos crespos e quase dentuça. No entanto, em 1927, seus dentes estavam perfeitamente alinhados, o peso já não era mais problema e os cabelos foram alisados. A esses melhoramentos estéticos, seguiram-se os valiosos conselhos e o exemplo profissional de Lillian Gish (1893 – 1993).

Um de seus maiores triunfos no cinema foi o "Grande Hotel" (ganhador do Oscar de  melhor filme, em 1932), no qual ela disse a memorável frase: "I want to be alone".

Abandonou repentinamente o cinema aos 36 anos, depois de filmar “Duas Vezes Meu” (1941), sob  direção de George Cukor (1899- 1983). Muitos críticos alegam que Garbo permitiu a Cukor destruí-la durante as gravações após uma tentativa frustrada de mudar a fórmula da atriz. Fortemente abalada pelas críticas negativas que o filme recebeu , e desiludida com o mundo devido à Segunda Guerra Mundial, resolveu deixar a carreira cinematográfica.

Ao longo das décadas de 40 e 50, inúmeras foram as propostas que apareceram de um retorno às telas. Algumas foram rejeitadas pela própria Garbo, outras porém foram barradas pelos grandes estúdios, que argumentavam que ela já estava velha e ultrapassada.

No início dos anos 40, como parte de uma campanha para melhorar sua aparência, Gaylord Hauser e Eleanor Lambert (1903-2003) a levaram na elegante loja de Valentina Schlee (1904 – 1989). Nesse primeiro encontro conheceu o marido, George Schlee.

O último sucesso na eterna luta de Garbo por privacidade foi manter a imprensa no escuro acerca de suas doenças, inclusive de que teria feito uma mastectomia em 1984. Também manteve em segredo o fato de ter sofrido um ataque cardíaco, em agosto de 1988, na Suíça.

Em junho de 1989, sua sobrinha Gray Reisfield  contratou um serviço de limusine de Nova York para levá-la a fim de ser submetida a sessões de diálise no Rogosin Institut do Hospital de Nova York, três vezes por semana, durante seis horas. Além do problema sério nos rins possuía outro no intestino, além de diverticulite.

Quatro dias depois de ser internada  por causa de uma pneumonia, morreu às 11h30 da manhã de um domingo de Páscoa. O lugar em que estavam as cinzas ficou em segredo durante algum tempo, até serem transferidas definitivamente para Estocolmo, onde foram depositadas no cemitério Skogskyrkogården.

mulheres no Acervo

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com anúncio de lança-perfume em 1929

Tópicos
ver todos