ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Harry S. Truman

Harry S. Truman
8/5/1884, Lamar (EUA) – 26/12/1972, Kansas City (EUA)

Quando nasceu uma confusão entre seus pais colocou como seu nome do meio apenas a letra “S”, não sendo uma abreviação como de costume. Cresceu na cidade de Independece, no estado do Missouri e tornou-se fazendeiro. Sua vida iria mudar na Primeira Guerra Mundial. Lutou na França com a patente de capitão de artilharia de campo. Quando voltou casou-se com Elizabeth Virginia Wallace e abriu um armarinho em Kansas City.

Nesse período iniciou na carreira política, atuando ativamente no Partido Democrata. Seu primeiro cargo público foi como juiz na corte do condado de Jackson em 1922. Se tornou senador em 1934 ganhando destaque por sua atuação durante a Segunda Guerra Mundial,  quando coordenou o comitê de investigações dos gastos durante o conflito. Pelas estimativas da Casa Branca, o trabalho de Truman contra a corrupção poupou 15 bilhões de dólares dos cofres públicos.

Em 1940 concorreu como candidato à vice-presidência dos Estados Unidos junto com Franklin Delano Roosevelt, que lutava pela reeleição como presidente. O chefe da nação do período sempre teve problemas de saúde sofrendo de poliomelite. Mesmo assim não hesitou em colocar o país na Guerra em 1945. Roosevelt faleceu em 12 de abril de 1945, quando o conflito na Europa já estava praticamente encerrado. Entretanto, Truman assumiu tendo que coordenar ainda o ataque ao Japão, que mantinha a ofensiva no Pacífico.

Logo no começo de seu mandato teve que tomar uma das decisões mais polêmicas da história. Visando poupar a vida de milhares de soldados americanos forçando o adversário a aceitar uma rendição rápida e total, ordenou que bombardeassem as cidades de Hiroshima e Nagasaki com bombas atômicas. Morreram 200 mil civis, mas logo em seguida o Japão concordou em se render.   

Logo após o fim da Segunda Guerra apresentou uma série de medidas para fortalecer a economia do país. Propôs a introdução do seguro social, novas práticas trabalhistas, programas de emprego integral e moradias populares.

Com o início da Guerra Fria se posicionou contra as doutrinas comunistas. Para enfrentar o bloco soviético criou o Plano Marshall, que ajudava economicamente os países do bloco capitalista que estivessem com problemas financeiros. Na questão ideológica o destaque vai para a Doutrina Truman, medidas tomadas para conter os avanços do socialismo. Os dois movimentos foram postos em prática em 1947, com destaque para a defesa da Grécia, que se via ameaçada pela Turquia e pela União Soviética. No mesmo ano criou a CIA, que tornou-se um dos principais órgãos de inteligência do mundo.

Truman também agiu efetivamente quando os russos bloquearam as vias para Berlim, impedindo o setor oriental de ser abastecido. O presidente criou uma via aérea que permitia levar provisões para a cidade.

Em 1948 concorreu no cargo de presidente, visando dar uma sequência aos projetos iniciados quando assumiu o cargo. Em 1950 quando estourou a Guerra das Coreias, reuniu seus conselheiros militares para averiguar a situação. As forças da ONU mantiveram a posição acima da fronteira antiga da Coreia do Sul. Truman conseguiu manter o conflito limitado não envolvendo a China e a URSS.

Dois anos depois sua luta contra o comunismo continuaria. Instituiu junto com o congresso o Comitê de Investigações de Atividades Antiamericanas, que acabou sendo comandada pelo senador Joseph MacCarthy. Em 1953 decidiu não concorrer a reeleição e abandonou a política.

Dedicou seu tempo a escrever uma autobiografia (que foi publicada pelo jornal Estado de S.Paulo) e montar a Harry S. Truman Presidential Library and Museum na cidade de Independence, onde passou a viver. Em 05 de dezembro de 1972 deu entrada no Hospital de Kansas City com pneumonia. Com idade de 88 anos acabou falecendo vítima de falência múltipla de órgãos.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Incêndio do edifício Joelma em 1974

Veja essa e outras capas históricas Incêndio do edifício Joelma em 1974

# Capa do jornal de 2/2/1974

Tópicos
ver todos