PUBLICIDADE

João do Pulo

Atleta

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

João Carlos de Oliveira

28/5/1954, Pindamonhangaba (SP) – 29/5/1999, São Paulo (SP)

PUBLICIDADE

Ganhou o apelido após realizar seu maior feito, o recorde mundial no salto triplo obtido durante os jogos Pan-americanos da Cidade do México, em 1975. Entretanto, o sonho do garoto pobre, nascido e criado no interior paulista, não era brilhar no atletismo. Lavando carros para ajudar a família, desejava ter uma chance como jogador de futebol. Teve tuberculose aos 5 anos de idade e costumava sair de casa sem tomar café da manhã. Foram fatores que contribuíram para o aspecto franzino do atleta.

Enquanto brincava de vôlei no colégio estadual onde estudava foi descoberto pelo treinador e professor de educação física, José Roberto Vasconcelos. O primeiro sucesso viria poucos meses depois, quando conquistou a medalha de ouro no salto em altura dos Jogos Regionais do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. 

Logo em sua estreia no salto triplo obteve a marca de 14,06m sem nunca ter treinado na especialidade. Com o resultado, acabou convocado para disputar o campeonato Sul-americano de 1972, realizado em Assunção, Paraguai. Na competição alcançou 14,76m. 

Entrou para o exército, onde permaneceu por 14 anos e conquistou a patente de sargento. Começou a se destacar no cenário nacional em 1973, treinado pelo técnico Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão. No ano foi campeão paulista juvenil, campeão paulista e campeão do Troféu Brasil. 

No ano seguinte levaria novamente o Troféu Brasil e o campeonato paulista juvenil além de um troféu sul-americano com a marca de 16,34m. Em 1975 se destacou pela incrível campanha nos jogos Pan-americanos. Além da medalha de ouro e do recorde mundial no salto triplo (obtido com a marca de 17,89m) conquistou também o ouro no salto em distância. 

Publicidade

Sua primeira participação em Jogos Olímpicos aconteceu em 1976, em Montreal no Canadá. Saiu de lá com a medalha de bronze na mesma competição onde havia batido o recorde mundial um ano antes. Em 77 mais um título importante, quando levantou o campeonato mundial. Conquistou no mesmo ano mais um Troféu Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Torneio de Nice. Em 1978 sua melhor marca no salto triplo foi no Torneio de Checoslováquia, quanto saltou 17,44m. Nos Jogos Pan-americanos de 79 não precisou repetir a façanha de quatro antes, conquistando o ouro atingindo “apenas” 17,27m. Foi também bicampeão mundial naquele ano.

Em 1980 disputou uma nova edição dos Jogos Olímpicos, desta vez realizados em Moscou, na Rússia. Levou novamente para casa o 3º lugar no salto em distância. Ainda em 1980 conquistou o torneio Orlando Guaita no Chila e campeão mundial militar. 

Páginas selecionadas pelo Editor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.