ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Luz del Fuego

Dora Vivacqua
21/2/1917, Cachoeiro do Itapemirim (ES) - 19/7/1967, Rio de Janeiro (RJ)

Dora Vivacqua nasceu  no dia 21 de fevereiro de 1917, na cidade do Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Foi a décima quinta filha do casal  Etelvina e Antônio Vivacqua. Na década de 30, em virtude de seu comportamento, parte da família a tomou por esquizofrênica. Isso lhe custou dois meses de internação no Hospital Psiquiátrico Raul Soares, em Belo Horizonte, e dez quilos a menos. Quando saiu passou uma temporada na fazenda de Archilau, outro irmão, quatorze anos mais velho que ela. Em um determinado momento passou a desfrutar de alguma liberdade, até que apareceu  com três folhas de parreira presas aos seios e no púbis e duas cobras-cipós. Quando repreendida por Archilau, jogou-lhe um vaso de cristal na testa. Isto lhe causou uma  segunda internação, desta vez na Casa de Saúde Dr. Eiras, famosa clínica psiquiátrica do Rio de Janeiro.

Em 1944, tornou-se a atração da noite no palco do picadeiro do Circo Pavilhão Azul. Depois de dois anos fazia seu espetáculo na companhia do casal de jiboias Cornélio e Castorina. Em 1947, por sugestão do palhaço Cascudo, mudou o nome para Luz del Fuego. Mais tarde foi contratada pela primeira vez pelo casal Juan Daniel e Mary Daniel, donos do Follies, um pequeno teatro em Copacabana. O espetáculo "Mulher de Todo Mundo" fez muito sucesso. Em 1950, começou a colocar em prática as ideias naturalistas de vegetarianismo e nudismo.

Através de uma concessão da Marinha, obteve licença para viver na ilha Tapuama de Dentro, que foi por ela rebatizada como "Ilha do Sol" e onde fundou o primeiro clube naturista do Brasil, o "Clube Naturalista Brasileiro". O local apesar de não fazer parte dos roteiros turísticos oficiais recebia várias estrelas do cinema americano como Errol Flynn, Lana Turner, Ava Gardner, Tyrone Powel, César Romero, Glenn Ford, Brigitte Bardot e Steve MacQueen. Pelo pioneirismo na criação do primeiro clube naturista do Brasil, tem hoje sua data de nascimento, 21 de fevereiro comemorada como  "Dia do Naturismo".

Na primeira metade dos anos 1950 Criou o PNB, Partido Naturalista Brasileiro, e conseguiu isto à custa de espetáculos. O irmão, senador Attilio Vivacqua impediu o registro do partido.

Em 1967, Luz del Fuego e seu caseiro foram assassinados, seus corpos foram amarrados em pedras e depois lançados para o fundo do mar. Após a sua morte, a Ilha do Sol voltou a ficar desabitada. Os irmãos Alfredo Teixeira Dias e Mozart "Gaguinho" Dias confessaram o crime. Os corpos foram resgatados no dia primeiro de agosto. Gaguinho foi preso e, junto com o irmão, condenado à pena máxima.

mulheres no Acervo

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Debate eleitoral

Relembre Collor x Lula em 1989 Debate eleitoral

Veja a edição completa de 15/12/1989

Tópicos
ver todos