ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Marta

Marta Vieira da Silva
19/2/1986, Dois Riachos (AL)

Atleta consagrada no futebol feminino, Marta já foi escolhida cinco vezes como melhor jogadora do mundo e conquistou muitos outros títulos em sua carreira. Natural de Dois Riachos, cidade do interior de Alagoas, Marta Vieira da Silva nasceu em 19 de fevereiro de 1986. Filha de um cabeleireiro e de uma zeladora da prefeitura, ela passou aperto quando criança. Audálio, o pai, deixou a família quando Marta tinha pouco mais de um ano. José, o irmão dez anos mais velho, assumiu então a figura paterna e ensinou Marta a matar rolinha para comer quando a fome apertasse. Para ajudar na renda familiar, ela vendia geladinho e fazia carreto na feira. Mas o que ela gostava mesmo era cabular aula para jogar futebol e andar a cavalo.

Em 1999, quando começou a jogar pelo CSA de Alagoas, a menina já se destacava pela habilidade rara no futebol. Aos 14 anos, foi para o Rio de Janeiro atuar pelo Vasco, onde ficou até 2002. No ano seguinte, já disputou o Mundial Sub-19 pela Seleção Brasileira e foi escolhida como revelação.

A atleta defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-americanos em 2003 e 2007. Com seus dribles criativos e rapidez em campo chegou a ser comparada ao rei do futebol, Pelé.

Prêmios. Fora do Brasil desde 2004 defendeu as cores do Umeã Ik e Rosengard, da Suécia, do Los Angeles Sol e Western New York Flash, dos Estados Unidos. Marta se consagrou por seu ótimo futebol e foi eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, entre os anos de 2006 e 2010. Ganhou o prêmio Bola de Ouro em 2004, 2007 e 2010 e também levou o troféu Chuteira de Ouro em 2007.

Páginas selecionadas pelo Editor

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos