ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Moreira Salles

Válter Moreira Salles
28/5/1912, Pouso Alegre (MG) – 27/2/2001, Petrópolis (RJ)

Realizou os estudos primários em Poços de Caldas (MG). Em 1924 iniciou os estudos secundários no Liceu Franco-Brasileiro, em São Paulo. Em 1932, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Aos 18 anos, tornou-se sócio da Moreira Sales & Cia. e gerente da seção bancária da empresa. Concluiu o curso de direito em 1936, tendo assumido o cargo de diretor do Banco Moreira Sales. Nos anos seguintes à eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Banco se tornou uma empresa de grande relevo, contando com 26 sucursais no Sul e no Sudeste do país.

Em 1948, sob o governo de Eurico Gaspar Dutra, tornou-se diretor da Carteira de Crédito Geral do Banco do Brasil. No início de 1951, foi nomeado diretor executivo da Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc). Em sua gestão foram criados a Inspetoria de Bancos e o Departamento Econômico. Foi integrante da delegação brasileira que participou da IV Conferência de Consulta dos Chanceleres Americanos de 1951. O objetivo do encontro, que foi de iniciativa norte-americana, era obter apoio logístico e militar de seus aliados latino-americanos, como o envio de tropas para a Guerra da Coreia.

Em julho de 1952, foi nomeado embaixador brasileiro em Washington. Nessa função, buscou obter financiamento norte-americano para os projetos elaborados pela Comissão Mista Brasil-Estados Unidos. No entanto, no final de 1952, mudanças na presidência dos EUA e no panorama internacional tornaram esse empreendimento cada vez mais difícil, tendo os americanos demonstrado, em julho de 1953, seu desejo de acabar com a parceria. Em agosto desse mesmo ano, Moreira Sales abandonou a embaixada e passou a se ocupar de seus negócios. Nos anos seguintes, as relações entre os EUA e o Brasil se deterioram devido à política nacionalista do governo Vargas e à ruptura entre o governo brasileiro e o FMI durante a presidência de Juscelino Kubitschek.

Em 1959, foi novamente nomeado embaixador em Washington, tendo permanecido no cargo até fevereiro de 1960. Participou de uma missão diplomática do governo Jânio Quadros visando obter financiamento no exterior para cobrir o déficit externo do Brasil. Em 1961, Jânio Quadros renunciou à presidência, sendo sucedido pelo vice, João Goulart. No entanto, os ministro militares de Jânio, que viam Goulart como um comunista,  vetaram sua ascensão ao poder, levando o país a uma grave crise política. Em setembro de 1961, após a articulação de uma saída parlamentarista para a crise, Tancredo Neves se tornou primeiro-ministro do Brasil e Moreira Sales foi nomeado ministro da Fazenda. Em julho de 1962, quando o país passava por uma profunda crise político-econômica, os ministros renunciaram coletivamente. Em 1964, o governo Goulart foi deposto por um golpe civil militar e, a partir de então, Moreira Sales passou a se dedicar somente aos negócios. De acordo com o historiador René Dreyfuss, o Banco Moreira Sales teria contribuído financeiramente com o IPES (Instituto de Pesquisas Sociais), entidade criada para fornecer suporte ao golpe militar de 1964.

Em 1967, após incorporar o Banco Agrícola e o Banco Mercantil Predial ao Banco Moreira Sales, este passou a se chamar União de Bancos Brasileiros. Em 1968, após a morte de seu pai, Moreira Sales assumiu a chefia da instituição. Em 1975, a União de Bancos Brasileiros mudou o nome para Unibanco. Na década de 1980, o Unibanco era uma empresa poderosa atuando em várias áreas. Também era proprietário da Brasilpar, da Brasilinvest, do Club Mediterranée do Brasil e da Credicard S.A., além de possuir 51% do capital da Companhia Brasileira de Metalurgia (CBMM). Sales fundou, no início dos anos 1990, o Instituto Moreira Sales, entidade sem fins lucrativos dedicada à promoção de eventos culturais no país.

Deixou a presidência do conselho de administração do Unibanco em 1991, tendo se tornado presidente de honra. Foi casado com Hélène Blanche Tourtois, com quem teve um filho, Elisa Margarida Gonçalves Moreira Sales, com quem teve três filhos, e com Lúcia Regina Moreira Sales.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos