ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Rolling Stones

Rolling Stones
15/05/1962, Londres (Inglaterra)

Junto dos Beatles é considerada um dos principais conjuntos de música da história. A ideia de uma banda surgiu quando os amigos de infância, Mick Jagger e Keith Richards se encontraram em uma viagem de trem e começaram a conversar sobre música, encontrando interesses comuns como o rock e o blues. Dois anos depois ao lado do guitarrista Brian Jones iriam escolher o nome Rolling Stones (retirado de uma música de Muddy Waters) e se apresentar pela primeira vez, no Marquee Club, em Londres, no dia 12 de julho de 62. No show ainda estavam Ian Stewart (piano), Mick Avory (bateria), e Dick Taylor (baixo). Alguns meses depois Charlie Watts ficaria no lugar de Avory e e Taylor seria substituído por Bill Wyman.

Inicialmente suas apresentações tinham apenas algumas composições próprias, se concentrando em covers de rock e blues como Chuck Berry e Muddy Waters. Conheceram em 63 o empresário Andrew Loog Oldham, que os levou para a gravadora Decca. Seu primeiro single gravado foi justamente “Come On” de Berry.

No ano seguinte saiu seu primeiro álbum: "England's Newest Hit Makers". No segundo semestre do mesmo ano foi lançado “12 X 5”, segundo disco deles. O sucesso foi imediato e o grupo chegou ao topo das paradas no Reino Unido. Nos Estados Unidos, os álbuns chegariam a ser premiados com disco de ouro.

Em 1965 a dupla Jagger- Richards mostraria que também tinham qualidade nas composições. Foram lançados quatro discos no ano, sua grande maioria com canções feitas pelos dois: “The Rolling Stones Now!”, “Out of Our Heads” (em duas versões, uma americana e uma russa) e “December's Children (and Everbody)”. Também é lançado o grande sucesso da banda, “(I Can't Get No) Satisfaction”. No ano seguinte, “Aftermath” seria o primeiro álbum composto totalmente por composições originais dos Stones.

O principal lançamento em 1967 seria “Their Satanic Majesties Request”, quando a banda flerta com um rock mais psicodélico. A volta às origens seria marcada por polêmicas em "Beggars Banquet", quando foram acusados de satanismo com a faixa "Sympathy for the Devil". Mais tarde Jagger afirmaria ter se inspirado nas rodas de Candomblé após passar um ano novo em Salvador.

A primeira mudança na banda aconteceria em 1969 quando Brian Jones deixou o grupo. Um mês depois foi encontrado morto na piscina de sua casa. Quem o substitui é Mick Taylor. A banda teria um ano conturbado. Em um show em Altamont um fã acaba morrendo durante uma confusão. O lançamento dos Stones na temporada seria apenas “Let It Bleed”, uma alusão a “Let it Be” dos Beatles. O primeiro disco ao vivo seria em 1970, “Get Your Ya-Ya's Out”, uma apresentação no Madison Square Garden, em Nova York.

A banda trocaria de gravadora em 71, assinando com a Atlantic Records. O primeiro álbum seria "Sticky Fingers". Com músicas trazendo diversas citações de drogas, a capa foi idealizada por Andy Warhol. No ano seguinte "Exile on Main St." seria um dos grandes trabalhos da década. O disco foi feito na França, onde o grupo morava, porque na Inglaterra deviam uma pequena fortuna em impostos.

Três anos depois Mick Taylor deixou o grupo após a gravação de “It's Only Rock 'n' Roll” sendo substituído por Ronnie Wood. O problema com as drogas de Richards iria explodir em 77 quando foi preso ao lado de sua mulher, Anita.

Na década de 80 apenas cinco álbuns seriam lançados. Os trabalhos que mais se destacaram foram “Tatoo You” e "Dirty Work" de 1986. Jagger então escolheria então investir em uma carreira solo. Dois anos depois, Richards faria o mesmo. Bill Wyman deixaria o grupo em 91, após a turnê “Flashpoint”.

Entretanto os Stones não estavam acabados. Em 1994 “Voodoo Lounge” é lançado com sucesso. A turnê traz a banda para o Brasil pela primeira vez. Eles voltariam para o País em 1998, quando tocaram junto de Bob Dylan. Foi na ocasião que Mick conheceu a modelo Luciana Gimenez, com quem teve um filho.

“A Bigger Bang” de 2005 foi o último disco lançado pela banda até o momento. Na turnê, realizam um show gratuita na praia de Copacabana que se torna o maior da banda com 1,5 milhão de pessoas presentes.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com cartaz do filme King Kong em 1933

Tópicos
ver todos