ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Steve Jobs

Steven Paul Jobs
24/2/1955, Califórnia (EUA) – 5/10/2011, Califórnia (EUA.)

Figura central da história dos computadores pessoais, era filho biológico de Joanne Carole Schieble e do sírio Abdulfattah Jandali, dois estudantes universitários. No entanto foi adotado no nascimento por Paul Reinhold Jobs e Clara Jobs, que se mudaram para Mountain View, na Califórnia, quando Steven tinha apenas 5 anos. Mais tarde, a família adotou uma menina, Patti.

Quando jovem, estudou na Monta Loma Elementary School e, mais tarde, realizou o colegial na Homestead High School, na Califórnia. Começou a trabalhar na Hewlett-Packard Company, ao lado de Steve Wozniak, como um funcionário temporário. Concluiu os estudos básicos em 1972 e ingressou na Universidade de Reed College em Portland, Oregon. Após um semestre de estudo, contudo, foi obrigado a abandonar a universidade por não ter como pagar os custos as mensalidades. Em 1974, foi contratado pela empresa de vídeo games Atari Inc. em Los Gatos, Califórnia. Nessa época, Jobs e Wozniak começaram a participar das reuniões do Homebrew Computer Club, clube pioneiro formado por tecnólogos do Vale do Silício interessados em computação.

No dia primeiro de abril de 1976, Wozniak, Ron Wayne e Jobs fundaram a empresa Apple Computer. Ron Waynes abandonou o empreendimento menos de duas semanas após a fundação. No ano seguinte, Wozniak e Jobs desenvolveram um novo circuito de computador em uma garagem do Vale do Silício. Nessa época, foi lançado o computador Apple I, custando cerca de 660 dólares. Após ser transformada em uma corporação por seus fundadores e outros investidores, a empresa lançou o computador Apple II. Os lucros alcançam um milhão de dólares.

Em 1978, Jobs e sua namorada, Chrisann Brennan, têm uma filha, Lisa. No ano seguinte, o jovem empresário visita o Xerox Palo Alto Research Center e é inspirado por um computador com interface gráfica do utilizador. Em 1982, os lucros da empresa alcançam um bilhão de dólares. No ano seguinte, é lançado o computador Apple Lisa, que é um grande sucesso de mercado. Em 1985, o conselho de diretores da Apple decide afastar Jobs de sua posição e declara John Sculley diretor executivo (CEO). A seguir, Jobs funda outra empresa, a NeXT corporation, focada no design de computadores voltados para propósitos educacionais.

Em 1986, ele ajudou a fundar a Pixar Animation Studios, que se tornou o mais importante estúdio de animação do mundo. Em 2006, a Pixar tornou-se parte da Disney, tendo Jobs permanecido como membro do conselho de diretores da empresa. Em 1989, a NeXT passou a vender seu primeiro computador. Em 1991, a Apple e a IBM anunciaram uma união para desenvolver processadores e softwares mais eficazes e, dois anos mais tarde, a Apple substituiu John Sculley pelo presidente da empresa, Michael Spindler. Em 1994, a Apple lança a linha de computadores Power Macintosh e, em 1996, com as dificuldades financeiras encaradas pela empresa devido à competição com a Microsoft, Jobs é chamado para se tornar consultor da Apple. Em 1997, ele se torna diretor executivo interino da corporação.

Em 1998, o novo CEO da Apple lançou o iMac, computador característico por seu design arrojado e inovador, cujo objetivo era atrair o público jovem. A Apple voltou a lucrar e, em 2001, o primeiro tocador de mp3, o iPod, apareceu no mercado. Também foi lançado o software iTunes, um reprodutor e conversor de áudio. Em 2003, foi lançado o iTunes Music Store, um instrumento para compra de músicas online. Em 2004, Jobs passou por uma cirurgia para curar um câncer pancreático. Em 2007, lançou dois outros produtos de sucesso da Apple, o celular iPhone Touch-screen e o iPod Touch. Em 2010, a Apple vendeu 15 milhões de exemplares de seu novo aparelho, o iPad.

Em 2008, começaram a surgir boatos sobre o estado de saúde do empresário americano devido a sua considerável perda de peso. Em 2009, o empresário confirmou os rumores e, seguindo recomendações médicas, tirou licença para repousar. Ainda esse ano, realizou um transplante de fígado. No dia 24 de agosto de 2011, Jobs deixou o cargo de CEO da Apple. Enfraquecido desde o câncer que teve em 2004, faleceu em 2011.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Início da Guerra do Golfo

Veja essa e outras capas históricas Início da Guerra do Golfo

# Capa do jornal de 17/1/1991

Tópicos
ver todos