ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Walt Disney

Walt Elias Disney
5/12/1901, Chicago (EUA) – 15/12/1966, Los Angeles (EUA)

O criador dos famosos personagens Mickey Mouse e Pato Donald iniciou a carreira no início da década de 1920, trabalhando como desenhista de publicidade, após frequentar a Academia de Arte de Chicago. Transfere-se para Hollywood em 1923, onde funda o Disney Studios, em parceria com o irmão Roy, e realiza o curta-metragem “Alice in Cartoonland”, combinando desenhos animados com figuras humanas.

Após produzir a série “O Coelho Oswaldo”, ganha fama internacional com a criação do camundongo Mickey Mouse, em 1928. Nessa época, cria também os personagens Minnie, Clarabella, Horácio, Pluto e Pateta. A partir de 1929, inicia a série “Sinfonias Tolas”, na qual resgata personagens da literatura clássica infantil, tais como os três porquinhos e a lebre e a tartaruga, e aborda variados temas. O desenho “Flowers and Trees”, pertencente a essa série, ganha o Oscar de melhor curta de animação, em 1932, e inaugura os desenhos a cores. Nos anos seguintes, recebe outros sete Oscar na mesma categoria. O segundo personagem mais famoso dos estúdios Disney, o Pato Donald, surge em 1934.

O primeiro desenho de longa-metragem é lançado em 1937: "Branca de Neve e os Sete Anões". A animação se torna um êxito mundial e também recebe um Oscar. O sucesso financeiro do filme possibilita a construção de um novo estúdio, em Burbank, Califórnia. Ainda no final da década de 1930, produz Pinóquio, Fantasia, Bambi e Dumbo. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, produz pequenas animações de treinamento e propaganda militares, dentre eles “Der Fuerer's Face”, no qual o Pato Donald satiriza Adolf Hitler, e viaja para a América do Sul, juntamente com outros animadores, como parte da política de boa vizinhança realizada pelo governo norte-americano.

Dentre os países visitados, viaja ao Brasil em 1941, onde lança o filme "Fantasia em São Paulo e no Rio de Janeiro". Nessa época, produz o filme "Alô, Amigos" onde apresenta diversos novos personagens sul-americanos, dentre eles, o papagaio Zé Carioca, que aparece também em Você já foi à Bahia?" e "Os três cavaleiros".

Após a guerra, retoma as produções "Alice no País das Maravilhas" e "As Aventuras de Peter Pan", interrompidas durante o conflito, e começa a trabalhar no longa-metragem "Cinderela", que se tornaria seu segundo maior sucesso. Nessa época, os curtas de animação do estúdio tornam-se menos populares, enfrentando a concorrência da Warner Bros e de seu principal personagem animado, o "Pernalonga". Paralelamente aos desenhos animados, inicia uma coleção de documentários intitulada "Aventuras da Vida Real", produzindo "A ilha das Focas", "O Drama do Deserto" e "O Leão Africano", entre outros filmes. Durante a década de 1950, produz "A Ilha do Tesouro", 20 mil léguas submarinas e a série de televisão "David Crockett", todos longa-metragem com atores. Em 1953, funda a produtora e distribuidora Buena Vista e, dois anos depois, cria o seu maior empreendimento: a Disneylândia, um parque de diversões localizado em uma área de 64 hectares em Ananheim, Califórnia, com mais de 50 atrações e que custou 17 milhões de dólares.

Durante a década de 1960, produz outros longa-metragem, dentre eles "Pollyanna", a série "A Família Robinson", e seu maior sucesso do período, o filme "Mary Poppins", vencedor de 5 Oscar.  Em 1964, anuncia a futura criação de um novo parque temático, o Walt Disney World Resort, próximo a Orlando, na Flórida, que contaria com campos de golfe e resorts, além do Magic Kingdon, que seria uma versão ampliada da Disneylândia, e o Epcot Center. No entanto, falece antes do empreendimento ser inaugurado, aos 65 anos, vítima de colapso circulatório decorrente de um câncer no pulmão.

O novo parque é inaugurado em 1971. Após sua morte, seu irmão Roy Disney permanece dirigindo os estúdios. Ao longo de sua vida, recebeu mais de 900 prêmios, incluindo 31 estatuetas do Oscar, duas estrelas na calçada da fama e uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz. O império que leva o nome de Walt Disney é atualmente um dos maiores conglomerados de mídia do mundo.

Páginas selecionadas pelo Editor

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos