ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Wlamir

Wlamir Marques
16/7/1937, São Vicente (SP)

Nascido em uma cidade litorânea, seu primeiro esporte foi a natação. Criança extremamente ativa, era goleiro no futebol, jogava vôlei, nadava e praticava basquete, sua brincadeira favorita. Devido a um problema de dilatação no coração teve que diminuir o ritmo mas manteve o basquete como sua única atividade física.

Começou no clube perto de sua casa, o Clube de Regatas Tumíaru, o primeiro de quatro clubes que defenderia na carreira. Se destacou no esporte amador e iniciou sua carreira profissional em 1953, no XV de Piracicaba. Mesmo bastante jovem, passou a se destacar, sendo convocado pela primeira vez para o selecionado nacional nessa época. Seu primeiro título pelos clubes viria em 1957, quando se sagrou campeão Paulista pela agremiação.

Antes disso participou da seleção de Piracicaba que venceu os jogos abertos do interior em 55 ( a cidade repetiria o feito mais cinco vezes com Wlamir no time, 57, 58,59,60 e 61). Em 1960, pelo XV, conquistou seu segundo título estadual. Ainda em começo de carreira já era o principal nome daquela equipe, fato que chamou atenção do Corinthians, que, montando um grande elenco, o contratou em 1963.

No alvinegro da capital paulista jogou ao lado de grandes nomes do basquete nacional como Rosa Branca, Amaury e posteriormente, Ubiratan. Foram oito títulos paulistas com o clube. O primeiro veio logo no ano seguinte a sua chegada ao Corinthians, 1964. Conquistaram ainda em 1965, 66, 67, 68, 69, 70 e 71.Deixou o clube devido ao fim da modalidade na agremiação. Foi para o Tênis Clube Campinas, onde além de jogar passou a exercer o cargo de treinador (sua estreia como técnico foi no Corinthians, quando comandou a equipe feminina de basquete que foi campeã paulista em 63 e 64, comandando ainda o feminino do XV de Piracicaba, vencendo o paulista também, e a seleção de Limeira nos Jogos Abertos do Interior).

Apesar da carreira vitoriosa nos clubes foi na seleção onde se consagrou de fato. Logo em sua estreia em um grande campeonato, no Mundial de 1954, fez parte do elenco vice-campeão da competição. No ano seguinte, 1955, foi terceiro lugar tanto no Sul-americano da Colômbia quanto nos jogos Pan-americanos da Cidade do México.

Em sua primeira Olimpíada pelo Brasil, em Melbourne 1956, alcançou a sexta colocação. Seu primeiro grande título vestindo a amarelinha foi em 1959, no Chile, quando a seleção venceu o Mundial. Com uma das grandes equipes que já defenderam o País, o time conquistou o bronze nos jogos Olímpicos de 60 em Roma. O bi mundial viria em 63, seguida por mais uma medalha de bronze olímpica em Tóquio, 64.

Wlamir conquistou ainda com aquele time uma medalha de bronze e uma de prata em Pan-americanos, Chicago em 59 e São Paulo em 63, quatro campeonatos Sul-americanos, Chile 58, Argentina 60, Brasil 61 e Peru 63. Foi 4ª lugar na Olimpíada da Cidade do México em 68 e vice mundial na Iugoslávia em 1970.

Saiu das quadras e ficou exclusivamente comandando do banco de reservas em 1973. Seu primeiro título em um grande clube dirigindo um time masculino foi no Palmeiras, onde conquistou o Campeonato Paulista de 1975. Treinou ainda o Corinthians, Jundiaí, Hebraica, Cerquilho, Pinheiros e Telesp Club no masculino e o São Caetano no feminino. Dirigiu ainda seleções nos jogos abertos do Interior.

Após encerrar a carreira se dedicou à profissão de comentarista de basquete. Cobriu o Campeonato Paulista e diversos jogos Olímpicos como Los Angeles 84, Seul 88, Barcelona 92 e Atlanta 96. Atualmente trabalha na ESPN Brasil comentando os campeonatos exibidos pela emissora.

J
unto com Amauri foi o único brasileiro a conquistar o bi-mundial como titular, já que os outros revezavam. Foi considerado um jogador completo, tendo jogado como pivô, lateral e armador.

Páginas selecionadas pelo Editor

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos