ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Zuzu Angel

Zuleika Angel Jones
5/6/1921, Curvelo (MG) - 14/4/1976, Rio de Janeiro (RJ)

Zuleika Angel Jones, foi uma das mais importantes personalidades do mundo da moda brasileira. Nasceu em Minas Gerais, na pequena cidade de Curvelo, no dia 05 de Junho de 1921. Seu trabalho como estilista foi reconhecido internacionalmente porém ganhou notoriedade por ser mãe do militante político Stuart Angel Jones, assassinado  durante o período da repressão militar.

Começou a costurar, criando modelos e fazendo roupas para as primas. Em 1947 decide morar no Rio de Janeiro, onde na década de 50 começa a trabalhar como costureira. Nos anos 70, após muitos anos de trabalho, abriu uma loja de roupas em Ipanema.

Em pouco tempo teve a oportunidade de expandir seus negócios e logo passou a realizar desfiles de moda nos EUA. Nessa época, conhece o americano Norman Jones, com quem iniciou um relacionamento. Após alguns anos juntos, voltaram para o Rio de Janeiro e se casaram. No Brasil Zuzu engravidou de seu primogênito. Em Salvador, Bahia, nasceu Stuart Edgar.

No final dos anos 60, Stuart Angel Jones, passou a integrar o MR8, organização clandestina que combatia a ditadura militar instalada no país desde 1964. Preso no dia 14 de Abril de 1971, ele foi torturado e morto pelo serviço de inteligência da Aeronáutica e depois dado como desaparecido pelas autoridades.
A partir daí  Zuzu passou a enfrentar o regime, lutando  pelo direito de recuperar o corpo do filho, nunca encontrado. A busca por explicações e pelos culpados só terminou com sua morte, na madrugada do dia 14 de abril de 1976, num acidente de carro, na Estrada da Gávea, à saída do túnel "Dois Irmãos". Hoje, como homenagem e reconhecimento pela sua luta, o túnel foi batizado com seu nome.

Dias antes do acidente, Zuzu deixara na casa de Chico Buarque de Holanda um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse. Escreveu: "Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho". Em 1993, sua filha caçula a jornalista Hildegard Angel, criou o Instituto Zuzu Angel de Moda do Rio de Janeiro, em memória da mãe.

mulheres no Acervo

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos