ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Olimpíada

Competição que reúne os principais esportes e atletas do mundo

Foi idealizado em 1894 pelo francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, secretário-geral do então recém-criado Comitê Olímpico Internacional. O objetivo era ressuscitar e revitalizar a Olimpíada grega, realizada até 393 d.C. A primeira Olimpíada moderna, inicialmente prevista para 1900, foi realizada em 1896, por iniciativa do comitê local, com apoio do monarca grego, George I, que buscou auxílio de empresários para que o país pudesse adequar-se a tempo para o evento.

Inicialmente seriam disputadas 10 modalidades de esportes: atletismo, ciclismo, esgrima, tiro, natação, levantamento de peso, ginástica, tênis e remo, que acabou cancelado devido ao mal tempo. Participaram 241 atletas de 14 países. O primeiro campeão olímpico foi James Connoly, vencedor do salto em distância. Não havia ainda medalhas de ouro para o primeiro lugar. Quem vencia uma prova ganhava uma medalha de prata, e o segundo lugar ficava com o bronze.

As duas edições seguintes, em Paris e Saint Louis, não tiveram a repercussão e o entusiasmo mostrado pelos gregos. Em 1900 o destaque foi a introdução de modalidades femininas, apesar dos protestos de alas mais conservadoras, e o início da premiação com medalhas de ouro. Já os jogos de 1904 ficaram marcados pela estreia de atletas africanos na competição.

Londres recebeu a quarta edição da Olimpíada, após a Itália ter desistido de ser sede da competição devido à erupção do Vesúvio. Estocolmo, em 1912, foi a última cidade a sediar os jogos, que sofreram uma parada de oito anos por causa da primeira guerra mundial. Em 1920, na cidade de Antuérpia, na Bélgica, os países que iniciaram o conflito foram excluídos da competição. Foi nessa Olimpíada a primeira participação do Brasil, que ganhou sua primeira medalha de ouro com Guilherme Paraense no tiro livre.

Em 1924, Paris foi novamente sede da Olimpíada, a pedido do Barão de Coubertin. A edição seguinte foi em Amsterdã, e ficou marcada pela volta dos países excluídos pela Primeira Guerra. Em 1932 os jogos foram em Los Angeles.

A cidade sede da Olimpíada de 1936 foi Berlim, já dominada pelo regime nazista. Hitler teve que ver o americano Jesse Owens conquistar quatro ouros no atletismo. Os jogos foram novamente interrompidos devido à guerra e só foram retomados em 1948, novamente em Londres. O Barão de Coubertin morreu em 2 de setembro 1937.

Os jogos de Helsinque, em 1952, foram marcados pela entrada da União Soviética na disputa e pela segunda medalha de ouro do Brasil, com Adhemar Ferreira da Silva no salto em distância. Ele conquistaria o bi olímpico em 1956, em Melbourne. Roma sediou a competição em 1960. Em 1964, os jogos foram pela primeira vez para a Ásia, realizados em Tóquio. Quatro anos depois, no México, foi introduzido o teste antidoping na competição.

Em Munique, 1972, a Olimpíada ficou marcada pelo ataque de terroristas palestinos à Vila Olímpica. Dezoito pessoas morreram entre competidores, terroristas e policiais. Isso fez que Montreal, em 1976, tivesse uma segurança reforçada.

Em 1980, Moscou viu um boicote de diversos países contrários ao regime comunista. O Brasil aproveitou-se e ganhou dois ouros na vela, com Alexandre Welter e Lars Bjorkstrom na classe Tornado e Marcos Pinto Rizzo Soares e Eduardo Penido na 470. Os soviéticos revidariam o boicote em 84, não indo aos jogos de Los Angeles. O Brasil teve destaque com Joaquim Cruz que venceu nos 800m rasos.

Os brasileiros ganhariam um novo ouro em 1988, com o judoca Aurélio Miguel em Seul. Barcelona, em 92, foi marcada pela entrada de diversos países, entre os sul-africanos que voltaram aos jogos com o fim do apartheid, e soviéticos, que com o fim da URSS puderam exercer sua soberania. Para o Brasil, a edição ficaria marcada pelo primeiro ouro em esportes coletivos, no vôlei masculino.

Em Atlanta (1996) também houve um atentado terrorista. Uma bomba deixou dois mortos e 100 feridos. O vôlei de praia e a vela foram os destaques brasileiros com três medalhas de ouro. Em 2000, em Sidney, o País não conseguiria nenhuma medalha de ouro.

Na volta das Olimpíadas à Grécia, o Brasil conquistou cinco ouros. Em 2008, os jogos voltaram à Ásia para serem sediados em Pequim, na China. Em 2012 os jogos devem ser realizados novamente em Londres e, em 2016, virão pela primeira vez para a América do Sul, realizados no Rio de Janeiro.

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos