Polenta pode ser a coisa mais sem graça do mundo, ou virar uma refeição deliciosa, tudo depende de como você vai tratá-la. E não é questão apenas de caprichar no molho.
Um dos desafios é preparar um creme sem grumos, e o segredo é “chuviscar” a farinha na água (ou no leite) aos poucos, mexendo com um batedor de arame. Depois que começar a ferver, troque o fouet por uma colher de pau e misture, misture, misture... até dar o ponto (quando o creme desgrudar do fundo da panela). Haja braço.
Outra dica é construir o sabor desde o início, temperando o leite (ferva com alho, louro e especiarias de sua preferência) antes de incorporá-lo à receita). Ou substitua a água da receita por um caldo suave de legumes.
Ah, vale saber: a polenta italiana tradicional se faz com farinha de milho amarelo – a grossa é indicada para a polenta firme, e, a fina, melhor para a cremosa. Também há versões com farinha de milho branco, ou trigo sarraceno.
Confira a seguir sete versões de polenta pinçadas do banco de receitas do Paladar.
Polenta com linguiça e creme de queijo
A ideia é preparar a polenta (sem grumos), o creme de queijo e a linguiça e montar o prato em camadas. Depois é só levar ao forno por uns minutinhos e servir. Fica uma delícia. Confira o passo a passo aqui.
Polenta cremosa com especiarias
Saborosíssima, essa polenta é incrementa com manteiga de especiarias - temperada com gengibre, canela, sementes de coentro, pimenta-caiena e cúrcuma - e requeijão cremoso. Fica dos deuses! Mas tem que comer na hora, assim que sair do fogo. Confira o passo a passo.
Polenta com gorgonzola
Jeito fácil de incrementar a polenta: depois de pronta, distribua pedacinhos de gorgonzola (ou qualquer outro queijo de sua preferência) por cima do creme. Espere derreter um pouquinho e sirva em seguida. Veja como essa receita é fácil.
Polenta de trigo sarraceno gratinada com ervas
Mas basta substituir a farinha de milho pelo trigo sarraceno - essa receita tem alguns passsinhos a mais, mas valem a pena! Quem ensina o passo a passo é a colunista do Paladar Neide Rigo.
Polenta de quirera com brandade de bacalhau
Nesta receita, Ana Soares propôs trocar a polenta italiana pela canjiquinha de milho, a quirera, um clássico da culinária brasileira. A sacada da chef da Mesa III foi servir acompanhada de uma cremosa brandade de bacalhau, que dá ar sofisticado ao prato. Confira a receita aqui.
Polenta de forno com parmesão
Eis uma versão de polenta que não é cremosa e nem frita. Receita de Viviane Gonçalves, do ChefViVI, ela é assada ao forno até ficar bem dourada e firme o suficiente para você servi-la em pedaços. Além do parmesão, prepare uma salsa de tomates para complementar. Veja a receita.
Puffs de polenta e gorgonzola
Esse "travesseirinhos de polenta são uma delícia. Mas você só vai entender o quanto eles são leves, deliciosos – e fáceis de fazer – depois de prová-los. Uma espécie de empadinha com textura de suflê. Veja como fazer.