Publicidade

Publicidade

Comida

Maçã no feijão para engrossar o caldo funciona? Entenda a receita que está bombando no TikTok

Nos vídeos, defende-se que a pectina da maçã engrossa o caldo, mas especialistas discordam do efeito – e indicam outras técnicas para fazer o feijão perfeito

Feijão preto. Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
Feijão preto Foto: Reprodução

Uma receita chamou a atenção de quem estava navegando pelas redes sociais na última semana. Algumas pessoas se depararam com um vídeo em que uma maçã era cozida junto com o feijão na panela de pressão. Logo as pesquisas sobre 'feijão com maçã' começaram a bombar. Nós fomos atrás de especialistas para entender melhor essa história.

A alegação em defesa da maçã é que a pectina presente na fruta, utilizada em especial na confeitaria, ajudaria o caldo a ficar mais grosso. A professora do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, Sandra Sanches Marangoni, testou a receita e não viu diferença na presença da maçã. Isso porque, segundo ela, o segredo está em deixar os grãos de molho até 12 horas antes do preparo. Ou seja, o método de cocção tradicional segue funcionando bem, obrigada.

Os métodos tradicionais para engrossar o caldo do feijão continuam sendo os mais indicados Foto: Unsplash

O próprio feijão engrossa, não precisamos colocar outra coisa”, resume. Caso naturalmente não chegue ao resultado esperado, a professora indica macerar alguns grãos do feijão cozido com o caldo e adicionar à panela. Ao acrescentar o refogado de óleo, cebola e alho após o cozimento também vai causar o mesmo efeito.

PUBLICIDADE

+ RECEITA: Como fazer feijão

O chef Tuca Mezzomo, à frente do Charco Restaurante, segue a mesma defesa quanto à maçã: sua presença é dispensável. “A quantidade de pectina presente em uma maçã não é suficiente para espessar uma panela de feijão, enquanto o próprio feijão tem amido mais que suficiente para engrossar o caldo”, ressalta.

A docente ainda aponta que, caso a pectina fizesse diferença no preparo, não deveria ser utilizada a maçã normal, vermelha – mas sim a maçã verde, que tem maior concentração da substância na casca

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE