Aprenda a fazer esse bolo tradicional da região Centro-Oeste com a receita de Heloísa Bacellar
DificuldadeFácil
Tempo de preparoRápida
Rendimento24 porções
Essa receita que nasceu da abundância do arroz da região foi popularizada por tradição oral e declarada como prato típico do Estado do Mato Grosso em 2015. Assado em miniformas, ele é um dos mais trabalhosos do repertório popular, pois o arroz é pilado para formar a farinha.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz branco comum
200 g de mandioca crua descascada e ralada
1 e ½ xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado
1 colher (chá) de canela em pó
25 g de manteiga
½ colher (chá) de sal
1 e 2/3 de xícara (chá) de açúcar
1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
Manteiga para untar
Preparo
1.Umas 30 horas antes do momento de servir os bolinhos, coloque o arroz cru e lavado numa tigela média, cubra com água ultrapassando os grãos nuns 5 cm, cubra com um pano limpo e deixe descansar fora da geladeira por umas 24 horas.
2.Ao final do repouso, escorra e descarte a água do molho do arroz. Coloque o arroz ainda úmido num processador que tenha motor potente (se for um mini, bata aos poucos). O processo é lento e um tanto trabalhoso, mas funciona: bata um tanto, passe por uma peneira e reserve o fubá de arroz que cair, bata de novo o que não passar pela peneira e repita o processo mais umas 3 ou 4 vezes, até conseguir umas 3 xícaras (chá) de fubá de arroz e sobrar no máximo 1/3 de xícara (chá) de um farelo mais grosso. Mantenha o fubá numa tigela média e prepare a massa do bolo.
3.Numa panela pequena, aqueça a mandioca e a água e, mexendo de vez em quando, cozinhe por uns 10 minutos, até que a mandioca fique quase transparente e tudo se transforme num mingau grosso. Retire do fogo, junte o coco, a canela, a manteiga, o sal e o açúcar e deixe amornar por uns 5 minutos. Junte o creme morno ao fubá de arroz, cubra com filme de deixe a massa repousar fora da geladeira por 6 a 8 horas.
4.Aqueça o forno a 180ºC (médio). Unte com manteiga 24 forminhas grandes para empada e espalhe numa assadeira. Misture o fermento à massa e, em seguida, despeje a massa nas forminhas sem encher (deixe uma borda livre de 0,5 cm).
5.Asse os bolinhos por uns 15 minutos, até que estejam levemente dourados e crescidos. Retire do forno, desenforme e sirva os bolinhos ainda quentes, ou mornos ou em temperatura ambiente (ficam melhores no dia em que preparados).
Compartilhe
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.