ir para o conteúdo
Busca
Busca por data
DÚVIDAS? 

1) O que é o Acervo Estadão? 

Acervo Estadão é o arquivo digital online com todas as edições matutinas impressas do jornal O Estado de S. Paulo desde a sua fundação, com o nome de A Província de S.Paulo, em 4 de janeiro de 1875.

São 145 anos de matérias, reportagens e fotos publicados pelo jornal, digitalizados página a página, incluindo períodos censurados durante a ditadura, com a versão censurada e a publicada.

É possível buscar e pesquisar os jornais de diversas maneiras, ampliar as páginas, ler e imprimir.

As atuais edições do jornal impresso entram no Acervo 30 dias após a sua publicação. Antes disso, elas ficam disponíveis apenas para assinantes no link Estadão Digital

2) Quem pode acessá-lo?
Assinantes de modalidades de assinatura do jornal com a opção Acervo Estadão inclusa.

Não assinantes podem acessar o site, visualizar as páginas, mas só podem dar zoom e ler as páginas após realizar um cadastro. Ao se cadastrar, podem visualizar uma cota de páginas estabelecida pelo Estadão em um período de 30 dias corridos.

3) O que preciso fornecer se quiser me cadastrar?
Caso não seja assinante Estadão, você pode se cadastrar gratuitamente, informando seu nome, sobrenome, e-mail, data de nascimento, sexo, endereço completo, além de criar usuário e senha.
Se for assinante Estadão (impresso ou digital), acesse o portal do assinante.

4) Não sou assinante Estadão, mas quero ter acesso ilimitado. Como faço?
Você precisa adquirir uma das modalidades de assinatura do jornal impresso ou digital. Você pode fazê-lo através do site de assinaturas.

5) Como faço para buscar as páginas?
O sistema de busca é rápido e intuitivo, com resultado visual, com as páginas mais relevantes, e com navegador de datas clicáveis.
Você pode buscar um tema por palavra-chave ou data, subdividida em ano, mês e dia. Ou ainda efetuar a busca exclusiva de material censurado e de capas. Você também pode filtrar por tópicos ou personalidades.
Se você estiver desenvolvendo pesquisa ou trabalho escolar sobre algum tópico, busque informação através de tópicos. São mais de 400 verbetes catalogados que unem fotos, vídeos e páginas do jornal acerca de um mesmo tema. Sua função é muito próxima de uma enciclopédia, só que mais dinâmica e interativa.

6) O que é o Conversor de Valores
Com base no preço de capa do jornal O Estado de S. Paulo ao longo dos anos desde 1875, o Estadão criou um índice para você comparar preços antigos que encontrar nas páginas do Acervo e descobrir quanto ele representaria em reais nos dias de hoje. Por exemplo, um show do Frank Sinatra no Maracanã que custava Cr$ 100,00 em janeiro de 1980, se comparado ao preço de capa do jornal na época, custaria hoje apenas 30 reais! Saiba mais.


7) Por que a data que procuro recebo a informação de que ele não circulou?
Durante toda a vida do jornal Estado de S. Paulo, vários foram os dias em que não houve circulação. Os principais motivos estão abaixo:

9/12/1889
A Província de S. Paulo não circulou, pois as oficinas estavam substituindo o material tipográfico utilizado para impressão do jornal.

17 a 25/4/1877
O jornal não circulou devido à mudança das oficinas para a Rua da Imperatriz (hoje Rua XV de novembro).

29/7 a 16/8/1924
Na Revolução de 1924, quando revoltosos comandados pelo general Isidoro Dias Lopes ocuparam e bombardearam a capital de São Paulo, o jornal sofreu as consequências de sua posição de neutralidade. Censurado pelos revolucionários durante a ocupação, foi suspenso no dia 29 de julho pelas forças federais de Artur Bernardes e voltou a circular no dia 17/8/1924.

Segundas-feiras
O jornal circulou às segundas-feiras de 4/1/1875 (data da fundação) a 11/7/1927, quando foi proibido, por lei municipal, o trabalho aos domingos.
Só voltou a circular às segundas a partir de 28/10/1991. A partir desta data não houve mais nenhuma interrupção.

Feriados
O jornal, em algumas épocas, não circulava após feriados religiosos, ou nacionais como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia do Trabalho, entre outros.

8) Posso utilizar as páginas e outros conteúdos do Acervo?

Para licenciar e utilizar conteúdos do Estadão (textos, fotografias, vídeos, áudios, infográficos, ilustrações, páginas e aplicativos) e solicitar orçamento de pesquisas entrar em contato com o Estadão Conteúdo:

Banco de Imagens
www.ae.com.br/imagens

Atendimento
e-mail: estadaoconteudo@estadao.com | Telefone: (11) 3856-2079

O licenciamento e autorização são obrigatórios para uso e reprodução dos conteúdos do Estadão em outros formatos editoriais, como livros, jornais, revistas, sites, blogs, apps, programas de televisão e rádio, filmes, áudios, vídeos, propagandas e outros produtos audiovisuais, apostilas, catálogos, cartazes, folhetos, banners, folders, quadros, exposições ou qualquer outro tipo de publicação.

No caso de trabalhos escolares e acadêmicos apresentados a instituições de ensino de todos os níveis é permitida a reprodução gratuita dos conteúdos, desde que conste menção de crédito ao Estadão.
A isenção de custos não se aplica aos casos em que houver necessidade de pesquisa e entrega dos conteúdos por parte da equipe do Estadão.

No caso de publicação do trabalho escolar/acadêmico nos formatos editoriais descritos acima é obrigatório o licenciamento. 

Grupo Estado
Copyright © 1875-2020
Todos os direitos reservados.

Caso a sua dúvida não seja respondida pelo nosso FAQ, acesse https://meu.estadao.com.br/

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Incêndio do edifício Joelma em 1974

Veja essa e outras capas históricas Incêndio do edifício Joelma em 1974

# Capa do jornal de 2/2/1974

Tópicos
ver todos