ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

História do Grupo Estado nos anos 1980

Os fatos que marcaram o país e o mundo, expostos nas capas históricas do jornal O Estado de S. Paulo.

Filtrar por data ou por período:
  • 1983

    OESP Gráfica

     


    13 de maio - Visando uma melhor produtividade do parque gráfico da empresa, é criada a OESP Gráfica. A gráfica do Grupo Estado passa a ser uma locadora de serviços da indústria e aproveita a ociosidade das rotativas para fazer impressão e acabamento de jornais, revistas, periódicos, livros, entre outros. A OESP Gráfica ganhou a licitação da Telesp e passou a fazer as Listas Telefônicas, consideradas na época um filão do mercado publicitário no Brasil.

    OESP Gráfica começa a fazer as Listas Telefônicas OESP Gráfica começa a fazer as Listas Telefônicas
  • 1985

     

    Ruy Mesquita Filho torna-se diretor do JT e Júlio César Ferreira de Mesquita e Francisco Mesquita Neto tornam-se diretores do Estado. João Lara Mesquita assume como diretor da Rádio Eldorado.

  • 1986

    Caderno 2

     

    6 de abril -Lançado o Caderno 2, um marco do jornalismo cultural brasileiro. O objetivo do caderno era fazer jornal com cara de revista diária, trazendo informação, sobre artes, variedades, cultura, lazer e comportamento. Contando com um projeto gráfico ousado e diferente, tinha uma equipe de jornalistas e ilustradores de renome. O editor era Luiz Fernando Emediato. Foi o maior sucesso publicitário em um lançamento, com classificados de bares, restaurantes, cinema e leilões de arte. A primeira edição teve 16 páginas e tiragem de 576 mil exemplares. Foram colaboradores do Caderno 2, Mario Prata, Ruy Guerra, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Francis e Luiz Fernando Verissimo.

    Lançamento do Caderno 2 Caderno 2, n.º 1
  • 1987

    Estadinho

     


    8 de novembro - Primeiro número do suplemento semanal infantil Estadinho.

    Começa a circular o suplemento infantil Estadinho Primeiro número do Estadinho, 8/11/1987
  • 1988

    Mudanças


    26 de julho -  Morre José Vieira de Carvalho Mesquita, diretor-superintendente da S/A O Estado de S. Paulo. Francisco Mesquita Neto é o sucessor. Luiz Vieira de Carvalho Mesquita passa a presidente do Conselho de Administração, Júlio de Mesquita Neto é diretor-responsável do Estado e Ruy Mesquita, do JT.

    . .
Viu essa página?

1º Título da França

Franceses venceram Copa de 1998 1º Título da França

Veja a edição completa de 13/7/1998

Tópicos
ver todos